quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Variação do MSA e o plano de coleta de dados foram temas de palestra


Marcos Vinícius dos Santos
Renilson da Silva

Ávila abordou o plano de coleta de dados em empresas
No curso de Yellow Belt, na noite de quarta-feira (21), os alunos assistiram a uma palestra com Alexandre Amorim de Ávila, que falou sobre "Variação do MSA, Exatidão, Reprodutividade, Plano de Coleta de Dados e DMAIC".

Ávila começou sua explanação pela variação de MSA, que é a análise de sistemas de medição, passando pelos conceitos de exatidão, que diz que, dentro de uma empresa, o valor pode ser verdadeiro (valor teoricamente correto) e precisão, que afirma que cada resultado é similar em valor.

Segundo o palestrante, a distância entre o objetivo e a precisão de uma empresa é chamada de tendência. Outro conceito abordado sobre MSA é reprodutibilidade, que é a variação que resulta nas diferentes condições e é utilizada para fazer as medições.

Em seguida, ele explicou o plano de coleta de dados. Trata-se de como coletar dados necessários para testar a relação causa-efeito. O palestrante afirmou que é preciso assegurar à empresa da qual os dados foram coletados que estes serão utilizados posteriormente para análise de relação causa-efeito, medindo Y’s (saída) e X’s (entrada) ao mesmo tempo.

Para Ávila, ao desenvolver um plano de coleta de dados, a empresa assegura que os dados coletados serão os “dados que eles realmente querem ter” no sistema. "Previna-se de utilizar os dados disponíveis", afirmou.

Ele acrescentou ainda que existem diversas variações dentro deste plano, tais como: variação devido a causas comuns (ruídos, variação aleatória, sob controle, diagnosticada, estável) ou a causas especiais (sinal, não-aleatória, fora de controle, que não pode ser diagnosticado, instável).

"Uma variação sob controle significa que o processo pode ser diagnosticado e que sua variação é estável, porém, isso não significa que o processo é bom, ou seja, ela pode ser estável e não atender à especificação. O ´DMAIC´ é apenas um guia para o plano de coleta de dados, em que estão presentes discriminação, medição, exatidão, variação, repetitividade e reprodutividade", concluiu o palestrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário