Karina Rossi
Lucas Navarro Del Pietro
Dando início ao 1º Fórum de Integração do Conhecimento do ISCA Faculdades, Luis Ribeiro que é analista de sistema e integrante da agência de publicidade e propaganda Sphera – Comunicação Interativa, ministrou a palestra do primeiro dia do curso: Comércio eletrônico e o direito autoral na internet, com o tema: E-commerce: Tendências na internet. Na palestra foram abordados relevantes assuntos sobre segurança, tendências, público alvo, conteúdo colaborativo (creative commons), direito autoral entre outros. Luis Ribeiro, após a palestra respondeu algumas questões sobre o curso.
- O que é e-commerce?
O e-commerce é um movimento que surgiu na década de 90 que é exatamente a comercialização de produtos e recursos pela internet. Esse modelo foi pouco apoiado no início, mas depois ganhou forças e agora está oferecendo números satisfatórios para o mercado.
- Segurança e usabilidade (como lidar com isso)
As vezes a segurança e usabilidade não trabalham juntas e por muitas vezes em nome da segurança é que você tem que abrir mão da própria usabilidade, mas planejamento é a palavra chave.
- Uma dica para não se dispersar em frente a uma interface
.USUÁRIO: Precisa definir metas e ter um foco específico sobre o que quer em sua navegação, tentando trabalhar em cima disso, é necessário um planejamento.
- Sobre tendências
A grande tendência do momento está exatamente na questão da política online, gerando uma expectativa muito grande já que estamos às vésperas de um ano eleitoral, muitas coisas estão para acontecer na web. Desenhando assim um novo modelo de política usando a internet como instrumento de trabalho para isso.
- Como lidar com direito autoral na internet?
É muito complicada e importante essa questão. Ouve um comentário de Ronaldo Lemos que é professor de direito da Fundação Getulio Vargas que diz que quase tudo que é feito na internet é ilegal. Então a melhor maneira de se trabalhar hoje com direito autoral na internet, é conhecer novas alternativas, no caso do creative commons (conteúdo colaborativo) por exemplo, e exatamente entender em que momento você pode fazer uso dele, seja como usuário ou para liberar obras de sua própria autoria.
- Para finalizar
Cretive commons é uma tendência e veio para ficar, em muitas áreas ela já é uma realidade mas falta um pouco de divulgação para as pessoas conhecerem, já que ela é um modelo ideal para a web.
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