terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fórum debate Inclusão

Lilian Geraldini
Roxane Regly


Um dos destaques do 1º Fórum de Integração do Conhecimento”, promovido pelo Isca Faculdades, é o curso “Inclusão”. Durante os dias 20, 21 e 22 de outubro, três palestras falam sobre o tema.

A Inclusão e os Projetos da Rede Municipal de Limeira será o primeiro tema abordado, na terça-feira, dia 20. A palestrante que abre os eventos com esse tema é Mariluz Barreto, do Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep).

Já na quarta-feira, dia 21, uma mesa-redonda com foco na Inclusão e Trabalho, será realizada, com o doutor José Luiz Rodrigues, da Associação de Reabilitação Infantil de Limeira (Aril) e o professor Joaquim Lazari, da Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Uma atividade diferenciada fecha as atividades com o tema Inclusão. Na quinta-feira, dia 22, alunos e colaboradores do Isca Faculdades participam de uma oficina de vivência.

Na sexta-feira, dia 23, todos os participantes do fórum assistem à palestra com o tema Motivação, que encerra a programação de atividades. O palestrante é o doutor Jamiro da Silva Wanderley e o evento acontece na quadra da instituição.

NÚMEROS
Dados do Censo de 2000 do IBGE apontam que mais de 24,5 milhões de pessoas no país, ou seja, 14,5% da população, apresentam algum tipo de incapacidade ou deficiência.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007, do Ministério do Trabalho, dos mais de 37 milhões de postos de trabalho formais, apenas 1% são ocupados por pessoas com necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário