quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Análise no DMAIL

Marcos Vinícius dos Santos
Renilson da Silva
Na última noite de palestras do curso de Yellow Belt, promovido durante o Fórum de Integração do Conhecimento, aconteceu uma palestra com Marcos Antonio Batista de Lima que explicou sobre a análise no DMAIL.
Para começar, ele explicou que essa análise serve para encontrar melhorias em um projeto através de experimentos analíticos. Há uma divisão entre diagrama 'espaguete' e análise de fluxo do valor agregado, onde é a atividade que muda o produto fisicamente ou modifica o conteúdo de informação.
"E onde então está os disperdícios? Eles estão em refúgios, super produções, inventários, movimentação excessiva, transporte desnecessário, espera e processamento excessivo. Por isso, a análise DMAIL serve para trazer melhorias dentro de um projeto", disse. A próxima questão é como proporcionar melhorias. "Conseguimos as melhorias classificando, arrumando, limpando, padronizando o projeto", disse.
Dentro desta análise, há a a TPM - Total Productive Maintenance (em português, Manutenção Produtiva Total), a qual garante que cada parte do equipamento em um processo do produto esteja sempre apto a desenvolver as suas tarefas.
Por fim, com o DMAIL há ainda a implementação de melhorias, identificando as soluções em potencial, testando e verificando os riscos e implementando a solução necessária para que melhore o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário