quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Empreendedorismo tem prazo de validade, diz especialista

Gustavo Nolasco
Mariana Antonella

No primeiro dia de palestras do curso de Empreendedorismo, promovido durante o 1º Fórum de Integração do Conhecimento, o engenheiro eletrônico Davi Sales conversou com os alunos e mostrou a eles maneiras de se tornar um empreendedor. Já ontem, no segundo dia, João Rafael Meneguel Dorizoto apresentou formas de como identificar atitudes empreendedoras.

Em um bate papo com os alunos, o palestrante perguntou qual a primeira coisa que vem à mente quando se fala em “empreendedorismo”. As respostas foram variadas: “negócios”, “inovador”, “projetos”, “criativo” e “administrador”. O professor concorda que todas essas características são indispensáveis para quem quer ser um empresário bem-sucedido, mas lembra que, em negócios, é necessário também pensar em correr riscos.

Para que os alunos tivessem em quem se inspirar, Dorizoto citou vários profissionais considerados empreendedores, entre eles o idealizador da Microsoft, Bill Gates. Lembrou também de brasileiros como Rodrigo Baggio, que, juntamente com empresas ligadas à área de informática, criou escolas de tecnologia em favelas.

Para o especialista, a tecnologia tem um papel importante no empreendedorismo. Porém, de certa forma aumenta a responsabilidade desse profissional, que precisa estar atento para não ser ultrapassado pela concorrência. “Empreendedorismo tem prazo de validade”, diz. Dorizoto conclui que o empreendedorismo possui três pilares: inovar, agir e beneficiar. Para ele essas características são a base do fator empreendedorismo. O que faz com que o empreendedor haja são seus sonhos e sua paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário