quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Educação Ambiental na Iniciativa Privada


Luciana Nagata
Camilla Paes

Dando início às atividades do curso de Educação Ambiental no I Forúm de Integração do ISCA Faculdades, foi realizada palestra com o tema: "Educação Ambiental na Iniciativa Privada", ministrada pela tecnóloga Márcia Rogogna. Esse tema tem sido bastante discutido, quando se trata de ambientalismo, e o foco da exposição foi a concientização das novas gerações sobre a importância de preservação do meio ambiente.
Márcia Rogogna é tecnóloga em saneamento ambiental formada pela UNICAMP e responsável pelo setor de Educação Ambiental da empresa Foz do Brasil (antiga Águas de Limeira). Ela cita que o principal problema que a empresa Águas de Limeira enfrentou quando começou a funcionar na cidade foram os casos de entupimento de canos na tubulação de esgoto das residências. Ele ocorreu devido ao fato de as pessoas possuírem pouco conhecimento sócio-ambiental sobre a forma adequada de descartar os resíduos. E foi resolvido com campanhas nos bairros que mais sofriam, com os técnicos informando a população sobre como proceder com as vias coletoras de saneamento.
A necessidade de criar uma unidade que educasse a população sobre o funcionamento de uma via coletora de esgoto e sobre a rede de saneamento da cidade era grande, pois poucas pessoas possuíam tal conhecimento. Assim, realizou-se o cadastramento de escolas das redes estadual, municipal e particular para visitas à Águas de Limeira, com o objetivo de educar os estudantes de Limeira sobre como é o processo de saneamento e criar uma conciência ecológica sobre a convivência em sociedade.

Durante essas visitas, são ministradas palestras sobre o funcionamento de estações de tratamento de água e esgoto e de lixões. Elas são realizadas diariamente, no período da manhã, por alunos de 1ª a 8ª séries. De acordo com Márcia, ecologia é a palavra chave para este século, em meio aos problemas causados pela poluição, desmatamento, derretimento das geleiras gláciais etc. Mas há um problema ainda maior: a falta de informação.
"Como educar uma criança para o ambientalismo, se ela não possui interesse por nada?", questiona a tecnóloga. Ela conta que uma pesquisa feita com os professores de algumas escolas revelou que a maioria das crianças nascidas entre 1999 e 2004 não possui o mesmo interesse em preservação do que as crianças das gerações passadas. "É um quadro triste que estamos tentando mudar, pois vivemos em sociedade e sabemos que qualquer ação possui uma reação. Estamos todos interligados, tudo o que fazemos pode repercurtir no próximo e, infelizmente, a natureza é a que mais sofre com nossas ações", conclui.

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