quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Linguagens de programação: fios condutores da palestra sobre automação industrial

Carmen Bonachera
Fábio Gianfratti
Rodrigo Almeida

O primeiro dia do Fórum de Integração do Conhecimento contou com a palestra “CLP e Microcontrolador de WEG”, ministrada pelo engenheiro eletricista Juliano Zulini Venier no Curso Prático de Automação Industrial.

Venier atua na empresa Vetek Eletricidade na cidade de Piracicaba e ministra cursos autorizados pela central de treinamento de consumidores da empresa WEG (CTC) na área de automação industrial.

Engenheiro eletrecista Juliano Zulini Venier

Na ocasião, o foco principal foi a explicação e aplicação de programas e linguagens para realização do trabalho de um engenheiro na área industrial. Temas como interfaces especiais, linguagens simbólicas e sequência de comandos foram conduzidos de forma técnica pelo palestrante, que explica as diferenças entre os assuntos abordados durante o evento.

Dados sobre CLP e TPW, controladores dos processos automotivos feitos por meio de lógicas de programação, bem como exemplos de Ladder, programação específica utilizada para a criação de lógicas aplicadas no processo industrial, foram apresentados no decorrer da palestra. Outro destaque foi a colocação dessas programações como ferramenta funcional de produção de motores.

Por sua vez, alunos se sentiram motivados a aproximar-se do palestrante com elogios e dúvidas técnicas. Diego Fabrício, do 8º semestre de Engenharia de Produção Elétrica, comenta que a palestra “foi de grande valia para o curso, agregou bastante informação atual e conhecimento utilizado na prática”.

O curso, que contou com a participação de 80 alunos, conseguiu um número positivo de inscritos de acordo como o coordenador professor Ronald Antônio Avelar Flores. Segundo ele, “quase todos os participantes são da área, já que esse é um tema específico para os engenheiros”.

Eng. Juliano recebendo uma lembrança do professor Jezer Pedrosa.


Novas palestras.

As palestras continuam no decorrer da semana com profissionais das empresas WEG e GE Fanuc, grandes nomes na área de automação, tanto no aspecto acadêmico (de formação de profissionais) quanto na área de produção. Serão apresentados equipamentos e os especialistas mostrarão como utilizá-los na prática. “A maioria dos meus alunos convive com essas empresas como funcionários e estagiários ou são empresários que trabalham com a WEG e a GE Fanuc. Esse relacionamento serve tanto ao usuário quanto como fonte de emprego para os alunos”, diz Ronald .

Nenhum comentário:

Postar um comentário