quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Os Dilemas da Globalização




Daniel Marcolino

Fred Dally


Na última quarta-feira (21), o curso Crise Global e Novas Perspectivas contou uma palestra da socióloga e cientista política, Luciana Vieira, sobre o tema Modernidade e Globalização. O evento reuniu cerca de 50 alunos dos cursos de Administração, Economia e Serviço Social.

Com muito bom humor, a socióloga discorreu sobre aspectos importantes da sociedade atual, características do capitalismo e a forma como as pessoas estão inseridas nesse sistema. “Para compreender o presente, é fundamental olharmos para a nossa história. O que desejamos comprar hoje é resultado de um processo que vem se dando desde a Revolução Industrial. Se hoje temos direitos e deveres, se hoje a leitura e a escrita são obrigatórias, é porque lá na Revolução Industrial foi instaurada uma mudança na organização social”, destacou Luciana.

De acordo com a professora, o comportamento humano alterou profundamente nas últimas décadas, sobretudo em razão do advento das novas tecnologias, que transformaram a maneira de as pessoas se relacionarem e se comunicarem. “O celular faz com que estejamos disponíveis para contato 24 horas por dia. O e-mail exige que tenhamos mais do que 24 horas por dia para trabalhar. É um cenário inédito de um novo mundo”, ressaltou.

Em relação à formação escolar e à importância do conhecimento, Luciana foi enfática: “quanto mais preparo o jovem tiver para o mercado de trabalho, melhor será o seu posicionamento na sociedade". Segundo ela, isso é fato. "No entanto, toda conquista exige renúncia. É necessário pagar o preço agora para obter depois; ou se resignar agora e depois ter de correr atrás do prejuízo”, afirmou.

Luciana fez questão de destacar que, para haja mudanças estruturais na sociedade, é fundamental que a juventude se engaje e se interesse pelos assuntos que dizem respeito ao seu cotidiano. “Quem não liga para política geralmente é governado por alguém que se interessa pelo assunto. Pode não ser a melhor opção, mas tudo é questão de atitude", disse. E salientou ainda que os jovens precisam se posicionar, serem ativos na comunidade em que estão inseridos. "Podemos não mudar o mundo todo, mas somos, sem dúvida, capazes de mudar o mundo ao nosso redor. Somos protagonistas da história, tudo depende de nós”, disse.

O curso Crise Global e Novas Perspectivas se encerra nesta quinta-feira (22), com a palestra Crise e Emprego no Brasil. Mais informações sobre o tema Modernidade e Globalização podem ser obtidas pelo e-mail da professora: mlvieira@unimep.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário