quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Perspectivas após a crise

“O caminho para os setores produtivos é a busca de soluções inovadoras”

Daniel Marcolino
Fred Dally

Nesta 3a. feira, 20 de outubro, o professor Fernando da Silva Pereira - economista pela UNESP e mestre em Engenharia da Produção pela USP -ministrou a palestra “Perspectivas após a Crise” aos alunos do ISCA Faculdades de Limeira, que participam, nesta semana, do curso sobre Crise Global e Novas Perspectivas, do 1º Fórum de Integração do Conhecimento.

Palestrante Fernando da Silva Pereira e a namorada Ana Carolina Kastein Barcellos

Sua abordagem começou com um balanço do desempenho do Brasil em relação à gestão da crise financeira mundial, observando que o momento foi aproveitado por alguns segmentos empresariais para redução de custos e otimização de suas linhas produtivas.

Segundo Pereira, “a crise foi dolorosa, causando desemprego, mas mostrou-se uma oportunidade para queimar gorduras”, pois o Brasil acumulou nos últimos tempos grandes reservas nacionais ao mesmo tempo em que matinha altas taxas de juros com quedas conservadoras, o que estava gerando uma desvantagem competitiva.

Para países como o Brasil, esse período de final de crise é uma ótima oportunidade para uma maior inserção e influência nessa nova fase da economia mundial, em que país sai na frente por possuir um mercado produtivo e também público consumidor potencial muito forte, em especial a denominada “Geração Y”, cada vez mais preocupada com questões de sustentabilidade.

Agora que os indicadores mostram que o país saiu da crise, enquanto outros como os EUA ainda se recuperam, percebe-se que o mundo, vislumbrando esse maior crescimento do Brasil, acredita que sua recuperação possa também ajudá-los a melhorar seus resultados mais rapidamente.

O palestrante encerrou sua exposição concluindo que para os setores produtivos o caminho para o crescimento é a busca de soluções inovadoras, ponto em que país é muito forte e tem a seu favor um cenário atual muito favorável como, por exemplo, as novas descobertas do “Pré-Sal” pela Petrobrás e a divulgação de resultados positivos como os da Vale do Rio Doce, entre outros.

Curso de Crise Global e Novas Perspectivas

Para mais informações e dúvidas, o prof. Fernando da Silva Pereira disponibiliza os seguintes endereços de e-mail: fernandosilper@uniararas.br e fsilper2008@hotmail.com.

Um comentário:

  1. auehauheaeuh... engraçado como a gente sempre gasta parágrafos dizendo onde os fulanos estudaram e quais as siglas chiques eles têm pra imprimir-lhes algum respeito...

    ResponderExcluir