quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1º Fórum de Integração do Conhecimento traz aula de informática

Johelson Costa
Tiago Praxedes

O Excel Avançado é uma ferramenta que propicia mais agilidade para agrupar as informações e facilita o ambiente de trabalho administrativo. Diante desse fato o ISCA Faculdades de Limeira iniciou na noite desta terça-feira, 20 de outubro, o curso Tecnologia da Informação, um dos 17 realizados pelo 1º Fórum de Integração do Conhecimento, todos relacionados com as graduações da instituição.

As palestras serão ministradas em três dias, com termino na quinta-feira, 22 de outubro, porém haverá um encontro final com todos os participantes na próxima sexta-feira, dia 23. Nesse dia o Dr. Jamiro da Silva Wanderley apresentará o tema “Motivação”. Os encontros sobre Excel estão sendo realizados, das 19h15 às 21h15m, no laboratório 201, do bloco I, no setor de Informática da faculdade.

A primeira aula de Excel Avançado foi lecionada pelo professor do ISCA faculdades, Marcelo Camacho. Ele com paciência ensinou a complexidade do programa, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento. Um público de cerca de 70 alunos acompanhou todas as instruções mostrando interesse no aprendizado.

Entre os tópicos citados estavam os seguintes: importar dados de tabelas tanto de arquivos, quanto da web, para a planilha do Excel; organizar as planilhas por meio de classificação da informação; e filtrar as informações de acordo com o interesse do usuário; entre outros.

Ensinamento e aprendizado

Camacho comenta que a intenção do curso é permitir uma maior visualização sobre o instrumento tecnológico. “Nosso objetivo é expor algo que foge do trivial, do dia-dia”, completa. O professor expressa sua felicidade ao ver os estudantes – que tiveram aulas com ele em outros semestres – assistindo a palestra: “Ao ver os meus antigos alunos, e os de outros cursos que não conhecia, percebo que atingimos a finalidade interdisciplinar do Fórum”.

Paola Chanchetti, que está no 6º Semestre de Ciências Contábeis, explica que optou em fazer o curso, pois o Excel é um recurso de informática que utiliza constantemente em seu trabalho. “Já nesta primeira aula aprendi bastante coisa que não conhecia. Aliás, por mais que você saiba, sempre há novidades para aprender”, acrescenta.

Camacho ressalta que na próxima palestra, que acontecerá na quarta-feira, dia 21, irá focar mais a prática do que a parte técnica. “Hoje nosso maior aspecto foi a teoria, mostrar aos participantes cada passo do programa”, emenda.

Alunos acompanhavam a explicação da palestra nos computadores


Professor Marcelo Camacho após a aula tirou as dúvidas dos estudantes que estavam com dificuldades


Nenhum comentário:

Postar um comentário