quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Inclusão de deficientes nas escolas públicas aumenta 400% em cinco anos


Lilian Geraldini
Roxane Regly




Número representa,
estatisticamente,
apenas 13,5% de toda
a população



A rede municipal de ensino tem o número de alunos deficientes 400% maior do que a cinco anos atrás. Atualmente, são 440 estudantes com algum tipo de deficiência matriculados nas escolas públicas da cidade. Em 2004, eram apenas 110 deficientes incluídos nas escolas.

Mas, de acordo com a professora Mariluz Barreto, do Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep) de Limeira, essa inclusão ainda não é suficiente.

“Há um número enorme de deficientes fora da rede, por isso, esperamos aumentar cada vez mais a inclusão nas escolas”, disse durante a palestra “A Inclusão e os Projetos da Rede Municipal de Limeira”, realizada na terça-feira, dia 20, durante o 1º Fórum de Integração do Conhecimento, do Isca Faculdades.

Para Mariluz, o número ainda é pequeno pois, segundo estatísticas, cerca de 12% da população tem algum tipo de deficiência, e, sendo assim, o equivalente a esse percentual, ou seja, 3.240 dos 27 mil alunos matriculados na rede, deveriam ser deficientes. Isso aponta que apenas 13,5% do total está cursando o ensino regular.

“Não que desejamos que nasçam crianças com deficiência, mas, estatisticamente, é provável que muitas não estejam na escola”, comentou. Segundo a professora, alguns pais não incluem as crianças em escolas, nem mesmo em instituições para crianças com deficiências.

LEI
No entanto, este quadro está mudando. Segundo a fonoaudióloga e professora, que há dois meses se uniu à equipe multidisciplinar do Cemep, Cássia Cristina Matos Godoy, atualmente, pela lei, toda criança deficiente deve cursar o ensino regular. “Nós trabalhamos em parceria com as escolas, para que tenham condições de acolher estes alunos. Oferecemos apoio, orientação e acompanhamento”, disse.

FÓRUM
A estudante de Serviço Social, Joyce Cristina dos Santos, 22, participou do primeiro dia do Fórum. Ela considerou a importância de conhecer os projetos municipais para sua profissão. “A palestra abriu meu leque de conhecimento sobre o que acontece na cidade, e, assim que eu começar atuar na profissão, já terei uma bagagem maior para me servir de apoio”, comentou.

Confira entrevista com a professora Mariluz Barreto:


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