quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Utilização de lodo na agricultura é desenvolvimento sustentável

Professor Marcelo Dionisio falou a importância de se optar pelo lodo como adubo natural
Sulamita Bela
Tracy Ellen

Começou ontem no ISCA faculdades o 1º Fórum de Integração do Conhecimento. Dentro do tema Sustentabilidade, o curso de Engenharia Ambiental falou, no primeiro dia, sobre a utilização de lodos de esgoto na agricultura.

O Brasil tem 75% de saneamento completo isso porque apenas 15% de todo o esgoto produzido é tratado. O lodo aplicado na agricultura provem do tratamento de esgoto realizado através do método biológico, onde as bactérias aeróbias ou anaeróbias que se reproduzem em grande quantidade, degradando a matéria orgânica presente nos esgotos.

Quando a quantidade de lodo aumenta dentro dos tanques e ele é retirado ai surge à pergunta; o que fazer com tanto lodo? De acordo com o projeto apresentado pelo professor Marcelo temos três opções:siposição em um aterro, envia-los à incineradores ou aplica-los na agricultura.

Mas, para que o lodo seja utilizado na agricultura ele passa por um processo chamado compostagem, que é um processo biológico, através do qual os micro-organismos convertem a parte orgânica dos resíduos sólidos em um material estável . Que elimina todo e qualquer agente patogênico (bactérias, protozoários, fungos, etc) presente nele.

Segundo Marcelo os lodos são classificados em tipo A e B. Ambos os lodos não podem ser aplicados no cultivo de hortaliças, por se tratar de alimentos em que a raiz é também à parte que será consumida. Já o lodo B é recomendado para uso em reflorestamentos, café e silvicultura.

O método, novo aqui no Brasil, foi bem recebido pelas empresas por ser mais saudável e principalmente mais econômico do que o fertilizante. Toda a legislação para a aplicação do lodo agrícola do país é baseada na legislação americana.

Sobre a realização do Fórum o professor acha que esse modo de integração é importante, pois os alunos desenvolvem a fala em público, “Os alunos se interessam com o assunto, isso é importante para a troca de idéias, eles conseguem extrair ao máximo do palestrante”.

A aluna Rosemary Jesus Silva, 35, acredita que a interação dos alunos e a proximidade das palestras apresentadas com o conteúdo das matérias tratadas em sala de aula é muito gratificante, “Todo evento que a faculdade realiza com o foco na interação entre os alunos e também de trazer novos conhecimentos tem meu apoio e pode contar com a minha participação.”

A escolha do palestrante foi elogiada pelos alunos, Manuel Anselmo do Nascimento, 40, acha fundamental que exista confiança entre alunos e palestrante “ele está na área e passa essa confiança de quem sabe o que está falando e existe ainda a troca de informação entre você, aluno, e o profissional”.

No final da palestra os alunos fizeram inúmeras perguntas sobre o tema abordado, o professor Marcelo respondeu todas e ainda lançou perguntas aos alunos que respondiam eufóricos.

Hoje, dando continuidade ao Fórum, o Professor Marcos Masson falará sobre Água Subterrânea. As palestras acontecem no Bloco F sala 108 a partir das 19h15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário