quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Comércio eletrônico: primeiros passos para um planejamento de marketing

Karina Rossi
Lucas Navarro





No terceiro dia de palestras do 1º Fórum de Integração e Conhecimento, o sócio proprietário da Clic Interativa, Rodrigo Conrado, falou sobre: E-commerce para simples mortais: teoria, cases e primeiros passos, do mini-curso Comércio Eletrônico e o Direito Autoral na Internet. Na palestra, Rodrigo destacou o e-commerce em si e explicou a importância da prática de negócios pela internet, utilizando apenas a informação para satisfazer todas as necessidades de seus clientes na hora que desejar, onde quer que esteja. Falou também sobre os pontos fortes do e-commerce: planejamento de marketing, suporte, divulgação, segurança, legislação, entre outros.
Rodrigo fez questão de divulgar dados sobre a internet. Hoje, 38% das pessoas acessam a internet por dia, 97% das empresas são conectadas na internet e as lojas virtuais faturaram no 1º semestre cerca de R$ 4,8 bilhões. Em entrevista após a palestra, Rodrigo fez um resumo sobre tudo o que apresentou, conforme o resumo a seguir:

- Porque o e-commerce cresce a cada dia?
Simplesmente porque ele proporciona uma grande facilidade de você poder comprar um produto em casa, sem precisar se deslocar até a loja e enfrentar o trânsito, além das formas de pagamento como compras parceladas e sem juros, e ainda receber o produto em casa.

- Qual a modalidade de comércio eletrônico mais conhecida e qual a mais utilizada atualmente?
A mais conhecida é o B2C, que é a empresa vendendo para o consumidor, e as mais utilizadas são as lojas virtuais, por exemplo, submarino e americanas.com.br.

- Quais os meios de pagamento mais utilizados pelas lojas virtuais?
No Brasil a forma de pagamento mais utilizado ainda é com cartão de crédito e boleto bancário.

- Existe alguma lei específica para o e-commerce no Brasil?
Ainda não existe uma lei somente para ele, aqui no Brasil o que vale para ele é o código de defesa do consumidor que as empresas utilizam.

- Para o site ter mais segurança, existe algum suporte para isso?
Você pode utilizar protocolos de segurança para que, quando você entrar num site de e-commerce, o usuário visualize um “cadeadinho” que aparece embaixo no navegador que esteja utilizando, pois isso mostra que o site tem segurança e geralmente o seu endereço muda de ‘http’ para ‘https’. Isso também é um protocolo de segurança que serve para criptografar os dados que são trafegados pelo site.



Nenhum comentário:

Postar um comentário