quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Gestão de Políticas Públicas e Sociais debate Educação

Liandra Santarosa
Néliane Simioni

O primeiro dia de palestra do minicurso "Gestão de Políticas Públicas e Sociais" seria ministrado pelo sociólogo César Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), mas ele não esteve presente por motivos profissionais. Assim, para discursar sobre "Gestão de Políticas Públicas para a Educação" aos 189 inscritos no curso, foi chamado o vereador Eliseu Gabriel, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da cidade de São Paulo.

Foram discutidos temas como neoliberalismo e o sistema público educacional, os orçamentos destinados à educação em cada município, as terceirizações realizadas pelo Estado que muitas vezes acabam facilitando os desvios de verbas, a desmoralização do professor e a concentração de renda, entre outros assuntos.

Para a estudante Tayane Caires Cruz, do 8º semestre de Serviço Social, a palestra foi interessante, pois expôs dados importantes e atuais sobre o tema, principalmente para quem trabalhará nesse meio de políticas públicas e sociais.

Pouco investimento em educação dificulta o desenvolvimento social do Brasil

Os municípios brasileiros são obrigados a encaminhar 60% dos impostos recolhidos ao governo federal e 25% ao estadual. Nesse contexto, dos 15% restantes ao município, apenas 3,8% são destinados à educação. De acordo com Eliseu Gabriel, o Brasil gasta seis vezes menos com educação do que a maioria dos outros países.
Os tributos recolhidos nos municípios para gastos com educação também não são suficientes. Ele aponta esse como um dos fatores para o deficiente desenvolvimento social no país. “Gastamos cerca de 150 bilhões com a dívida pública, ao passo que com a educação investimos apenas seis milhões”, comenta.

Segundo ele, o Poder Público deveria assumir a responsabilidade do desenvolvimento social brasileiro. “Nosso atual sistema individualiza as pessoas. Com ele deixamos de ter direitos para ter serviços. É a política do rico contra os pobres”.

Gabriel conclui que investir em educação não é apenas levar novas tecnologias às salas de aula. “Educação é relação humana. Para dar certo, necessita do envolvimento da escola, da família e da comunidade”, diz. Essa é a fórmula que dá certo e forma novos cidadãos capazes de pensar e fazer a diferença no futuro.
Confira abaixo a entrevista realizada com o palestrante da noite, vereador Eliseu Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário