quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alunos assistem a palestra sobre águas subterrâneas


Masson ressalta importância do Fórum para aprendizado dos alunos

Sulamita Bela
Tracy Caetano


No segundo dia do curso "Estudo de Caso: licencialmento ambiental", do curso de Engenharia Ambiental, , o tema foi "Água Subterrânea e o Licenciamento de Áreas para Mineração a Céu Aberto". A palestra foi ministrada pelo professor do ISCA Faculdades, Marcos Masson, que é graduado, mestre e doutor em Geologia pela Unesp de Rio Claro.

Antes do início da palestra, Masson ressaltou a importância de oportunidades como a promovida pelo Fórum, em que o professor tem a possibilidade de trazer um caso real para ser discutido com os alunos. “Ainda que em sala de aula tentemos sempre contribuir com o conteúdo dado, usando exemplos reais, temos sempre que seguir um roteiro de aula. Em oportunidades como essa, partimos da teoria já vista em sala para a prática, tendo uma noção melhor de como realmente é o trabalho de um engenheiro ambiental”.

O caso apresentado pelo professor é o de uma empresa - que não teve o nome divulgado - que recorreu ao seu escritório de Geologia depois de receber resposta negativa a três pedidos de liberação de uma área para mineração.

Masson explicou o desenvolvimento do caso, apresentando mapeamentos geológicos e fotos de visitas feitas ao local. Ele explicou os processos de sondagem (procedimento geotécnico de campo capaz de mostrar o conteúdo do subsolo) e geofísico (estudo das partes profundas da terra, medindo suas propriedades físicas com instrumentos sofisticados e apropriados, geralmente colocados na superfície).

O aluno do 4º semestre do curso de Engenharia Ambiental, Leandro Luiz Gonçalvez, 23, valoriza muito ações como as palestras que a faculdade oferece. “É bom porque agrega conhecimento de uma área específica. O meu curso tem muitas matérias e elas abrangem muitos temas. No fórum o foco é único, a sustentabilidade”.

Alunos participaram ativamente do curso

Mari Ângela Zadra, 20, também estudante do 4º semestre de Engenharia Ambiental , vê na semana do Fórum a oportunidade de adquirir mais conhecimentos, além de ter uma base melhor do mercado de trabalho na área.


Nesta quinta-feira (22) será realizada a apresentação de um estudo de caso com o professor Luiz Nery que encerra o ciclo de palestras do curso "Estudo de Caso: licencialmento ambiental", do 1º Fórum de Integração do Conhecimento


Créditos das Fotos: Sulamita Bela

Nenhum comentário:

Postar um comentário