quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Postura e motivação fazem a diferença na hora da entrevista

Felipe Furlanetti

Beatriz Buck


Um, dois, três, inove sua rotina. Essa foi a dica e dinâmica dada pelo consultor de empresas e professor universitário Jovair Binati, durante o primeiro dia de palestras do Curso de Empregabilidade do 1º Fórum de Integração do Conhecimento. O tema de sua palestra foi Marketing Pessoal e contou com um público de 159 pessoas inscritas e mais 10 visitantes. O evento teve início nessa terça-feira (20 de outubro) e segue até o dia 22, no Isca Faculdades.

De forma descontraída, Binati destacou a importância do marketing pessoal durante uma entrevista de emprego. Segundo ele, o comportamento e a postura são critérios que definem o perfil de um candidato. O equilíbrio emocional também é outro ponto destacado pelo consultor de empresas, já que muitas instituições procuram criar relações extra-empresa, valorizando o lado humano de seus funcionários. Entre os exemplos citados, Binati apresentou algumas dicas para o sucesso profissional. São elas: pensamento e atitude pró-ativa; higiene pessoal; saber se comunicar e se apresentar; educação; postura ética; liderança e automotivação; se preparar para uma entrevista; pesquisar sobre a empresa. “São conceitos que o candidato/profissional deve levar para a vida toda”, recomenda.

Na palestra também foi exibido um vídeo sobre motivação e vitória, além de uma dinâmica em grupo abordando o conceito de inovação e criatividade. “Tem gente que pensa que para vencer não existe sacrifício. Para alcançar um objetivo é preciso lutar e aprender com os erros”, destaca o consultor de empresas.

Professor do curso de Administração do Isca, Reydner Furtado Garbero comenta que o tema proposto pela palestra vem ao encontro da realidade dos alunos. Segundo ele, todos buscam entrar no mercado de trabalho. Para isso, porém, é preciso adotar posturas que se adequem às exigências do mercado. “Muitas pessoas preparadas acabam perdendo uma chance porque não sabem se comportar no momento certo”, posiciona-se.
Estudante do 4º semestre de Administração, Natália Jaqueline Sousa diz que escolheu o curso pois gostou do tema que é atual. “Espero usar essas dicas em uma entrevista e saber o que o mercado espera de mim.”, afirma a jovem.

“Adorei a dinâmica”, comenta outra aluna do 4º semestre de Administração, Bruna Flores. “Gostei da palestra porque me enriqueceu”, emenda Natália que saiu satisfeita do primeiro dia de curso: “peguei as dicas”.

PROGRAMAÇÃO
O curso de Empregabilidade continua nesta quarta-feira (21 de outubro). A vez agora é a discussão acerca Oratória e Técnicas e Comunicação. A palestra será ministrada pelo o diretor e consultor de Camolesi e Associados, Assessoria e Consultoria, Ari Camolesi. O curso tem início às 19h15, no bloco G, ao lado do corredor central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário