quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Instituto de Criminalística

Cintia Roma
Giovanna Paiva
Tássia Repache


O último dia do curso de Química Forense foi ministrado pelo Dr. Nelson R. Patrocínio da Silva, o qual pertence ao Núcleo de Perícia Criminalística de Campinas.
Este Núcleo atende 95 cidades, com cerca de 6 milhões de habitantes. Dentro do Núcleo de Perícia Criminalística de Campinas (NPCC) estão presentes 103 peritos criminais para diversas áreas de atuação, distribuídos entre 9 equipes compostas pelas seguintes cidades: Campinas, Americana, Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Jundiaí, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista e Bragança Paulista.
Dr. Nelson explicou sobre Química Forense, que é o ramo da química que se ocupa da investigação Forense no campo da Química especializada, afim de atender aspectos de interesse judiciário. Tal ramo atende as áreas de estudo de Criminalística e da Medicina Forense ou Medicina Legal. Alguns exemplos de análises químicas de interesse Forense são: análise de disparos de armas de fogo, identificação de adulteração de veículos e identificação de substâncias químicas em geral (bebidas, alimentos, venenos, entre outros).
Sendo assim, ele apontou que tanto a química como as demais ciências e áreas do conhecimento humano podem auxiliar na investigação dos crimes cometidos e na produção de provas consistentes que muito auxiliam a justiça.
Para terminar a palestra, Dr. Nelson abriu espaço para os alunos presentes que tinham dúvidas. Houve diversas perguntas e bastante interação entre alunos e palestrante.
E assim terminou o curso de Química Forense. Todos os dias o Anfiteatro com um público grande e as palestras bem interessantes.

Amanhã teremos a palestra final com título "Motivação", a ser palestrada por Dr. Jamiro da Silva Wanderley nas dependências do salão anexo a pré-escola. Após as 20:30 haverá a festa de encerramento do 1º Fórum de Integração do Conhecimento, com uma banda a cargo do Hard. Todos estão convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário