sexta-feira, 23 de outubro de 2009

1º Fórum de Integração do Conhecimento deixa Certeza de Sucesso

O encerramento do curso Excel Avançado, na área de Tecnologia da Informação, do 1º Fórum de Integração do Conhecimento, aconteceu com uma palestra que permitiu aos alunos o aprofundamento ainda maior sobre a matéria. O professor Alexandre Hikari Abe ministrou as funções que proporcionam a personalização das planilhas realizadas pelo programa.

O tópico do Excel que consente essa possibilidade é o Macro. Por meio dele, Abe explica que o usuário consegue deixar a planilha com uma aparência mais apresentável. “O macro deixa seu trabalho profissional, diferenciado e requintado”, cita.

Esse recurso é divido em quatro aspectos: Formatação de Célula, Formatação Condicional, Função Subtotal, Função Se, Função Se dentro de Se, e Função ProcV. “Através do Macro, o aluno pode criar um sistema de configuração de planilha e vender para uma empresa por um bom preço”, explica Abe, animado com a possibilidade de renda que os estudantes podem obter no futuro.

Durante a palestra, o professor interrompeu por diversas vezes a apresentação para orientar os participantes nos computadores. Ele apenas prosseguia com o conteúdo quando todas as dúvidas eram esclarecidas. Abe ainda usou quadros e balões coloridos, dentro da planilha que tinha como referência em sua aula. Neles estavam inseridos os assuntos trabalhados.

O professor encerrou sua explanação com o tema Função Matemática, tendo como exemplo a planilha para cálculo e impressão do salário de um funcionário.

O Fórum

A estudante do 8º semestre de Economia, Kelly Cristina Suzuki, afirma que o fórum foi importante, pois uniu os alunos de diversas graduações. Confiante que o 1º Fórum de Integração do Conhecimento foi uma iniciativa eficaz, aproveitou o momento e fez uma sugestão. Ela acredita que as aulas deveriam ter a dinâmica e a profundidade que foi assistida no curso Excel Avançado.

Abe acredita que a instituição deve realizar eventos iguais ou semelhantes ao Fórum, com mais frequência. “Para mim, os fóruns deveriam ser promovidos no mínimo uma vez por semestre”, ressalta. De acordo com ele, nesses encontros os alunos podem descobrir a área que desejam seguir no ramo profissional que escolheram. “Outro ponto positivo é se deparar com o tema do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”, emenda.

Término em conjunto

A conclusão do 1º Fórum de Integração do Conhecimento será nesta sexta-feira, 23 de outubro, às 19h30m. O palestrante Dr. Jamiro da Silva Wanderley apresentará o tema “Motivação”, para todos os alunos do ISCA Faculdades. A reunião ocorrerá no espaço da pré-escola da instituição. Após o evento, haverá uma festa promovida pela Cantina Hard, com o show do Grupo em Cima D”Hora, exibindo o estilo musical “Pagode Universitário”. Na comemoração, serão comercializados vários tipos de bebidas, como cerveja, água mineral e refrigerantes.


A futura economista, Kelly Cristina Suzuki, anotou cada passo da explicação do Professor


Professor Alexandre Hikari Abe parou sua explicação para sanar as dúvidas dos alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário