sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Curso de Educação Ambiental encerra Forúm com a palestra Educação Ambiental: projetos do estado de São Paulo

Luciana Nagata
Camilla Paes

A Palestra que encerrou a semana do I Forúm de Integração do curso de Educação Ambiental foi Educação Ambiental- Projetos do Estado de São Paulo, apresentada por Rachel Marmo Azzari, bióloga formada pela Universidade Mackenzie.

Os focos da palestra foram: educação ambiental no estado de São Paulo, os projetos desenvolvidos pelo governo voltados para o protencionismo e o manejo sustentável do meio ambiente.

Quando se pensa em meio ambiente, a imagem que se forma na mente é : uma floresta, rios, árvores e etc., mas na realidade meio ambiente é onde habitamos, seja esse meio cidade ou campo. Já os projetos desenvolvidos no Estado visam a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, são ao todo 20 e, entre eles, há alguns voltados para a comunidade e a educação ambiental de crianças e adultos.

A preocupação maior nos dias de hoje é que todos possuam uma consciência ecológica, por isso, o maior investimento em projetos ambientais é voltado para a educação de estudantes do pré ao ensino médio.

Segundo a UNESCO, somente 12% dos 2,5 bilhões de habitantes do país possuem conhecimento relativo as práticas de preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais. A proposta dos projetos vigorados na atualidade é mudar essa realidade para que possamos criar a ideologia que existe em outros países com relação à ecologia global.

"Tudo o que é desenvolvido pela Secretaria do Estado de São Paulo na área ambiental é voltado para a conservação e proteção do meio ambiente. Nosso principal desafio hoje é lutar para as pessoas compreenderem que o mundo é interligado e as ações que eu realizo possuem um efeito nos outros. Isso isso pode desencadear coisas boas ou ruins. O consumismo gerado pelo capitalismo também é uma alavanca para a degradação da natureza. Precisamos mudar o pensamento das pessoas para que elas possam cuidar do mundo em que vivem, pois uma coisa é certa: só há este mundo e devemos cuidar dele, se quisermos continuar vivendo aqui", diz Rachel Marmo Azzari, que também é responsável pela coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário