quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Palestra de educação ambiental trata da relação da sociedade com o meio ambiente


Silva: necessidade de trabalhar a questão ambiental com comunidades carentes

Luciana Nagata
Camilla Paes

No segundo dia do Forúm de Integração do ISCA, o curso de Educação Ambiental apresentou a palestra sobre o mesmo tema, ministrada pelo professor Jorge Henrique da Silva. Ele é formado em Ecologia Aplicada pela USP, Ecologia pela Esalq e Biologia pela UNESP, Campus Rio Claro.

O foco da apresentação foi "educação ambiental: príncipios e práticas". Foram abordadas diversas questões sobre vivência humana e sobre como se aplicam no meio ambiente em sociedade.

A palestra foi apresentada de forma dinâmica e interativa e os presentes participaram com perguntas.

Silva introduziu o tema dando uma aula de História. Depois, tratou de Biologia e forneceu noções de Publicidade e Propaganda, explicando o papel da mídia na sociedade capitalista.

O pesquisador destacou os parâmetros que envolvem os problemas globais, como poluição dos rios, queimadas, animais ameaçados de extinção, pesca predatória etc.

Um ponto interessante levantado durante o seminário foi o ciclo de destruição da natureza e como ele afeta todo o ecossistema.

Para finalizar a apresentação, Silva salientou a necessidade do manejo sustentável e a importância do trabalho de educação ambiental com as comunidades mais carentes das cidades do interior paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário