quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sustentabilidade Agrícola é Possível

Sulamita Bela
Tracy Ellen

O terceiro e último dia de palestras do curso "Estudo de caso: licenciamento ambiental", promovido durante o 1º Fórum de Integração do Conhecimento, contou com a palestra "Sustentabilidade Agrícola: Alternativa Possível", ministrada pelo professor, mestre e doutor Luiz Antônio Nery, graduado em Engenharia Civil pela PUC-Campinas e mestre em sensoriamento remoto pela Unicamp. Ele levou aos alunos um estudo de caso que ainda está em andamento.

O caso apresentado tratava de um cliente que teve suas terras avaliadas para saber se era possível criar uma área de floresta. Foram utilizados recursos como mapeamento topográfico que mostrou a área exata a ser trabalhada e imagens obtidas através do satélite quickbird (algumas imagens chegam a custar R$ 20 mil reais), que mostrou a divisão dos terrenos contidos nesta área. Foi realizada uma análise altimétrica que designou as classes de declives existentes no terreno e a partir da avaliação desses dados foi demarcada a área a ser plantada.

Em momentos oportunos durante a palestra, Nery falou sobre a situação agrícola do país e a distribuição de terras, citou exemplos de atitudes que podem gerar crises na área ambiental e agrícola e também atitudes que podem beneficiar a categoria no país.

Passou ainda informações históricas sobre a madeira guarani, uma das árvores que foram usadas no caso apresentado, contando que em 1800 a madeira guarani foi declarada madeira de lei, ou seja, madeira que não pode ser cortada, mas a Lei Federal 4.771/1965 permite que madeiras de lei sejam cortadas quando plantadas em áreas particulares.

No final da palestra Nery pediu que os alunos fizessem, futuramente, uma reflexão sobre os projetos sustentáveis que virão a desenvolver e pensem de fato nos benefícios que eles trarão para outras pessoas e se não estarão apenas ganhando dinheiro e fazendo o seu trabalho.

O professor declarou que o Fórum foi uma grata surpresa “Eu imaginei que talvez não tivesse o movimento que teve de alunos devido ao número de cursos o evento”. Nery ressaltou a integração gerada entre alunos de diferentes cursos e a oportunidade dos alunos conversarem sobre temas de fora do curso. “Espero que o Fórum aconteça outras vezes sempre com essa ênfase de trazer para os alunos a pratica do que é visto em sala de aula”.

O aluno Diego Costa, 20, do 6º semestre de engenharia ambiental, elogiou a organização do fórum. Ele participou da organização do evento e disse que houve alguns problemas técnicos com os computadores, mas que foram solucionados antes do início da palestra, mostrando o empenho e preparo da faculdade para o evento.


Amanhã encerrando o Fórum haverá uma palestra com o dr. Jamiro da Silva Wanderley, com o título "Motivação", nas dependências do salão anexo a pré-escola. Após a palestra haverá uma festa de encerramento com show e banda, a cargo do Hard Café.

A direção pede a atenção dos alunos quanto a assinatura da lista de presença, lembrando que a não assinatura implica o não recebimento do certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário