quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Toxicologia Forense



Cintia Roma
Giovanna Paiva
Tássia Repache



A palestra sobre Toxicologia Forense foi ministrada pela Drª. Silvia de Oliveira S. Cazenave. Ela pertence ao Instituto de Criminalística de Campinas, é membro do conselho anti-drogas de Campinas e também professora titular de toxicologia de Campinas. Segundo Drª Silvia, a vida dela se baseia em trabalhar sobre drogas.


Toxicologia Forense é um termo relacionado a qualquer aplicação da ciência ou estudo dos toxicantes com a finalidade de elucidar procedimentos legais ou judiciais. A toxicologia integra muitas áreas, dentro delas: ambiental, ocupacional, setor dos alimentos, medicamentos e social. Segundo a palestrante, a Forense esta presente em todas estas áreas, auxiliando nos procedimentos legais, justificando e esclarecendo para a justiça.


Nesta palestra, todos que estavam presentes conseguiram extrair informações de procedimentos úteis a investigação de casos criminosos.


A Drª Silvia também mostrou alguns casos de envenenamento humano, onde foi a perícia que descobriu a causa da morte da pessoa. Entre estes casos ela citou Ryan Gracie (lutador), Heath Ledger (o Coringa, do Batman) e o mais recente que o mundo inteiro conhece Michael Jackson (cantor). Todos estes tinham presente no corpo várias substâncias que juntas, levaram estas pessoas a morte.

Por fim, ela mostrou os materais que a Perícia utiliza para conseguir obter resultados coerentes e também quais são as partes do corpo dos mortos que é necessário para que se consiga extrair um bom resultado pericial, sendo eles: cérebro (100g.), fígado (100g.), rim (50g.), sangue do coração (25g.), sangue periférico (10g.) e humor vítreo, urina, bile, conteúdo gástrico tem que ser toda a quantidade disponível destes.

Para finalizar, a palestrante interagiu com todos os presentes no Anfiteatro e despertou a curiosidades daqueles que não conheciam a maneira como a Perícia obtrai os resultados criminalisticos, então para todos os presentes a palestra foi muito boa, com bastante conteúdo e muito conhecimento novo de ontem para a frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário