quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Introdução aos Seis Sigmas, Black Belt, Green Belt e Yellow Belt

Marcos Vinícius dos Santos
Renilson da Silva

No primeiro dia do Fórum de Integração, uma das palestras realizadas foi sobre o Seis Sigmas, a qual foi ministrada por Marcos Antonio Batista de Lima.
Segundo Marcos, o Seis Sigmas ou Six Sigma (em inglês) é um termo estatístico onde visa a obtenção de produtos virtualmente livres de defeitos, ou seja, participa de 99,9997% de todos os itens produzidos em uma empresa.
Marcos também explicou sobre a Técnica Lean, a qual melhora a eficiência da empresa, eliminando assim perdas de produtos. A Técnica Lean é uma melhoria do processo, enquanto o Seis Sigmas é uma melhoria da qualidade da empresa. E para ele, estes dois sendo utilizados de forma isolada não promovem resultados bons, por isto devem sempre ser aplicados juntos na empresa.
Outro assunto que foi tratado por Marcos nesta palestra, foi sobre Master Black Belt, a qual apoiam na seleção de projetos, são treinadores de Seis Sigmas para a Black Belt e também para a Green Belt. O Master Black Belt dá um suporte técnico aos BB's e GB's na metodologia aos Seis Sigmas dentro dos projetos da empresa.
O Yellow Belt é um colaborador da equipe para a empresa. Ele pode ser de qualquer departamento, desde que seja alguém que deseje o sucesso do projeto.
Marcos por fim, diz que o Yellow Belt, Black Belt, Green Belt e mais especialistas (internos e externos) devem trabalhar como uma equipe dentro da empresa, para que assim consigam os melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário