quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Comércio Eletrônico: conquistando cada vez mais adeptos


Karina Rossi

Lucas Navarro

Dando continuidade às palestras do curso Comércio Eletrônico e o Direito Autoral na Internet, do 1.º Fórum de Integração do Conhecimento do ISCA Faculdades, Orlando Forster Neto, proprietário da agência de publicidade e propaganda Sphera
Comunicação Interativa, explicou as diferenças e semelhanças de criação de uma loja virtual em relação a uma loja física. Confira os principais assuntos abordados por ele:
- Quais as maiores semelhanças entre loja física e loja virtual?
A necessidade de planejamento é semelhante para ambas, pois assim é possível pensar uma análise de mercado e, a partir daí, entender que mesmo a loja virtual precisa ter uma estrutura física por detrás.

- Quais as maiores diferenças entre loja física e loja virtual?
Começa pelo método de comunicação, já que em uma delas o comércio é feito pela internet. Com isso, o cliente não tem acesso direto à informação e ao produto. Precisa, assim, haver um trabalho especial que mostre o produto com todas as suas qualidades, benefícios técnicos e informações possíveis.

- Como ser diferente na internet?
A principal característica para ser diferente na internet é usar sempre o bom senso, não querer inventar muita coisa, pois pode acabar perdendo o foco e deixando de ter o resultado esperado, já que as pessoas buscam objetividade e acesso rápido.

- Qual a importância da análise, do planejamento e do investimento para uma loja virtual?
O valor desses itens é praticamente o mesmo para a loja virtual e para a física, já que, para alcançar o resultado pretendido, é necessário analisar o mercado, os concorrentes, ver se é viável ou não o negócio e, por fim, não se aventurar, mas levantar informações sobre tudo para, só então, fazer o investimento.

- Como o atendimento pode lidar com o cliente?
O cliente da internet busca rapidez e velocidade. Assim, não tente esconder a informação, seja claro, objetivo e rápido, porque o concorrente está a um “click” de distância.

- Como o cliente pode lidar com o atendimento?

Ele deve tomar todos os cuidados em conhecer a loja, ter certeza de que ela tem estrutura, pois existe muita “pilantragem” na internet. É fundamental obter essas informações para, aí sim, efetuar a compra.

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